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OBJETIVO
Devolver o controle dos resultados comerciais para a gestão central da empresa, através da reorganização e acompanhamento do sistema de atendimento e vendas, gerando resultados consistentes e duradouros.
APLICAÇÃO
É realizado um trabalho de análise junto à empresa com o objetivo de identificar os pontos a serem reorganizados no sistema de vendas, atendimento e fidelização de clientes.
Partindo destas informações, gera-se um cronograma personalizado de aplicação do método, com foco em organização e controle das atividades de captar e desenvolver oportunidades comerciais.
O CONSERTA é aplicado em 3 fases divididas em 10 etapas, em um período de até 10 meses.
Ele avalia, reorganiza e complementa a administração da jornada do cliente. Afinal, controlar as vendas significa previsibilidade, redução de custos, preservação de margens e, principalmente, o fortalecimento e crescimento do negócio.
O CONSERTA pode ser implantando em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho, tempo de atuação ou segmento.
Partindo destas informações, gera-se um cronograma personalizado de aplicação do método, com foco em organização e controle das atividades de captar e desenvolver oportunidades comerciais.
O CONSERTA é aplicado em 3 fases divididas em 10 etapas, em um período de até 10 meses.
Ele avalia, reorganiza e complementa a administração da jornada do cliente. Afinal, controlar as vendas significa previsibilidade, redução de custos, preservação de margens e, principalmente, o fortalecimento e crescimento do negócio.
O CONSERTA pode ser implantando em qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho, tempo de atuação ou segmento.
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Etapa 1 - Elaboração do Cronograma
AVALIAÇÃO DA ROTINA COMERCIAL ATUAL
✓ Como as vendas acontecem hoje?
AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RESULTADOS
✓ Quais os indicadores?
✓ Como os indicadores são medidos?
✓ Quem mede os indicadores e em que periodicidade?
✓ Como é a construção de tomada de decisão através da análise dos indicadores?
AVALIAÇÃO DA ENTREGA DA EMPRESA
✓ Tem capacidade para entregar o que vende?
✓ Tem capacidade para entregar o que quer vender?
AVALIAÇÃO DO PLANO DE METAS DE INCENTIVO
✓ As metas estão estabelecidas?
✓ Existe premiação atrelada ao plano de metas?
✓ Existe remuneração variável de acordo com a produtividade individual ou coletiva?
✓ Qual o histórico de metas atingidas dos últimos 24 meses?
AVALIAÇÃO DAS FONTES DE OPORTUNIDADES COMERCIAIS
✓ Existe uma carteira de clientes?
✓ Existe um sistema de recorrência de vendas na carteira?
✓ Existe parceria estabelecida oficialmente para geração de oportunidades comerciais?
✓ Existe um plano de prospecção específico?
RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DAS AVALIAÇÕES
APRESENTAÇÃO DO CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO DO
MÉTODO
Etapa 2 - Meta
✓ Definição de objetivos específicos
✓ Segmentação de objetivos em metas
Etapa 3 - Produto
✓ Validação do portfólio de produtos comercialmente – curva ABC
✓ Implantação da ficha técnica de produto
✓ Adaptação da curva ABC às metas
✓ Definição do produto isca para prospecção
Etapa 4 - Equipe
✓ Registro e reorganização das tarefas e responsabilidades dos cargos do departamento
✓ Implantação da rotina do vendedor
✓ Implantação da rotina do gestor
✓ Implantação da rotina do auxiliar comercial/atendente
Etapa 5 - Processo Comercial
✓ Registro da jornada do cliente
✓ Implantação do CRM
✓ Registro das oportunidades comerciais
✓ Monitoramento da rotina produtiva
✓ Mapeamento da carteira de clientes
Etapa 6 - Gestão Comercial
IMPLANTAÇÃO DOS INDICADORES BÁSICOS
✓ Ticket médio
✓ Conversão
✓ Positivação
✓ Clientes novos
✓ Volume de vendas
IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES COMPLEXOS
✓ Percentual de desconto
✓ Análise de negativa de compra
✓ Percentual de inadimplência X venda
✓ Percentual de fator “fuginte
✓ Tempo médio de decisão
✓ CAC
✓ LTV
✓ Percentual de cancelamento de pedido
IMPLANTAÇÃO DOS INDICADORES ESPECÍFICOS
✓ De acordo com cada negócio
Etapa 7 - Liderança Comercial
✓ Implantação do plano de ação comercial
✓ Retenção de profissionais
✓ Orientação e acompanhamento com base no PAC - Reuniões
✓ Treinamento - Produto/Processo/Desempenho individual e coletivo
✓ Feedback individual de desempenho periódico
de vendas
Etapa 8 - Tecnologias de Apoio
✓ Pesquisa, análise e sugestão de tecnologias específicas para otimizar o atendimento e vendas
Etapa 9 - Marketing
✓ Avaliação do composto de presença digital: site, redes sociais e afins
✓ Campanhas institucionais e promocionais (off e digitais)
✓ Presença em eventos (feiras e patrocínios)
✓ Parcerias
✓ Relacionamento com clientes
Etapa 10 - Ecossistema Comercial
Nesta etapa, mede-se o impacto da qualidade de interação entre o comercial e os demais
departamentos da empresa, na conversão efetiva das vendas, passando pelos seguintes
pontos:
✓ Comunicação entre os departamentos
✓ Intensidade e efetividade da colaboração entre os departamentos
✓ Identificação de conquistas mútuas entres os departamentos
✓ Elaboração e implantação de metas vinculadas entre os departamentos
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Aplicação Efetiva das Mudanças VS Resultados Gerados no Período
Projeção ou Agendamento das aplicações de Mudanças VS
Resultados Projetados
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Se você sente que não tem controle dos seus resultados comerciais, o Método Conserta é um investimento lógico e necessário para sua empresa.